Uma pessoa vegetariana pode evitar a morte de até 582 animais ao ano

Uma estimativa divulgada pelo site Counting Animals concluiu que uma única pessoa que não consome carne pode evitar a morte de até 582 animais por ano. O estudo desenvolvido por Harish Sethu, professor da Universidade de Drexel, na Filadélfia (Estados Unidos) e PhD em Engenharia Elétrica, mostra o impacto que uma alimentação saudável, sem carne, tem sobre a dinâmica do planeta.

Metodologia da pesquisa
Para chegar a essa conclusão, o professor Harish utilizou métodos quantitativos para traçar o número de animais mortos para a indústria alimentícia nos Estados Unidos, comparando ao tamanho da população durante o período analisado. Para garantir que os resultados fossem o mais realista possível, foi necessário também dividir o número de animais mortos (para suprir a alimentação) pelo número de pessoas que consomem carne (deixando veganos e vegetarianos de fora da estatística). O resultado variou entre 371 e 582, sendo que maior parte corresponde a animais aquáticos, atesta o Terra.

Consumo de comida saudável sem carne pode salvar muitos animais
Existe uma quantidade enorme de animais que são mortos “por acidente” durante o processo de pesca e também para alimentar outros animais criados em cativeiro. Além disso, estão presentes na composição de produtos, como farinha e óleo de peixe, o que eleva acentuadamente o número de mortes.

Em vista disso, Harish garantiu que um vegetariano que consome comida saudável, porém nada que envolva carne, pode salvar, pelo menos, um animal por dia. Entretanto, ainda de acordo com o professor, suas conclusões não representam toda a classe de animais sacrificados, já que desconsidera os que são mortos pela indústria dos ovos, do leite ou de peles. Além disso, animais considerados impróprios para o consumo humano, mas que também são mortos, não fizeram parte do estudo.

Matança em menor escala
Em relação aos animais que acabam morrendo em decorrência de uma dieta vegetariana, é claro que mesmo quem abdica do consumo de carne acaba causando um determinado número de mortes ou sofrimento animal. Roedores em geral, como ratos e toupeiras, acabam morrendo no cultivo de grãos, por exemplo. Nesses casos em específico, muitos morrem por intoxicação de pesticidas ou mesmo atropelados pelos tratores agrícolas.

Por outro lado, Harish relembra que os animais criados pela indústria pecuária precisam se alimentar de grãos (em sua maioria), provocando número elevado de mortes em monoculturas. Nesse sentido, o consumo de carne permanece sendo um processo ineficiente e que gera um ciclo vicioso inerente, já que é preciso cultivar muito mais vegetais para alimentar os animais que morrerão, do que seria cultivado no caso de consumo próprio apenas.

Encontre comida saudável e vegetariana pela internet
Um vegetariano ajuda a salvar animais ao reduzir a demanda de carne, fazendo com que menos animais sejam criados para abate e venham a sofrer ao longo de suas vidas. Hoje, vegetarianos podem encontrar comida saudável com facilidade e ajudar o meio ambiente, dispensando o consumo de produtos de origem animal.

A Eat Well Brasil oferece aos seus clientes diversas opções de bolos, sucos, saladas, sobremesas, lanches e refeições veganas e vegetarianas para quem quer manter uma dieta saudável e sem o consumo de carne.

29/01/2019

(Visited 1 times, 1 visits today)