Especialista define critérios para avaliação imobiliária por corretores de imóveis

Artigo produzido por Thiago Dantas define diretrizes de avaliação e orientará corretores de todo o país

Thiago Dantas
Thiago Dantas

Avaliação imobiliária também é coisa de corretor imobiliário. É o que ressalta o especialista alagoano, Thiago Pereira Dantas, pesquisador e empresário, em seu mais recente artigo, que será apresentado a corretores, arquitetos e engenheiros de todo o país, durante evento a ser realizado em janeiro próximo.
O especialista analisou as questões técnicas e práticas que envolvem a elaboração de avaliação imobiliária para fins de perícia, por parte de corretores imobiliários. O intuito do artigo é apresentar as diretrizes e métodos a serem seguidos por estes profissionais para este tipo de trabalho.
“A necessidade em produzir este artigo para orientação surgiu dos próprios profissionais. Colegas de São Paulo reivindicaram a necessidade e tomei a iniciativa em produzi-lo, até para estabelecer uma diretriz e definir a real competência para este tipo de avaliação”, explica o pesquisador, Thiago Dantas.
O artigo estabelece que o parecer técnico deve ser feito levando em consideração as normas elencadas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas) série 14653, que define os critérios para avaliação do bem, além da devida formação para o trabalho de corretor de imóveis por parte do avaliador e certificação no conselho federal da categoria.
O texto evidencia ainda que o Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci) atribui ao corretor imobiliário a competência para a emissão do Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica (PTAM), sendo pela instituição este profissional indicado como avaliador mais adequado para tal.
O especialista Thiago Dantas ressalta a importância de seu artigo para a valorização do profissional corretor imobiliário. “Este artigo é de suma importância tendo em vista a indefinição sobre quem pode realmente realizar este trabalho e como fazê-lo. O artigo vem pra lançar luz sobre esta prática e orientar os profissionais. No futuro pretendo lançar um livro sobre essa mesma temática”, conta.

Serviço

O evento de apresentação do artigo acontecerá no dia 08 de janeiro, no Bourbon Convention Ibiapuera Hotel. As inscrições devem ser feitas pelo email diretoria@tdni.com.br ou telefone (82) 98881-3874.

Texto de Thiago Tarelli

(Visited 4 times, 1 visits today)